Como estudar história?
Grande parte da aprendizagem e do estudo de História depende
da leitura de textos. Compreender as informações de um texto, seja ele um
artigo de jornal, de revista, capítulos de livros ou questões de provas, não
depende apenas da capacidade de decifrar as palavras, pois,
embora cada palavra tenha seu significado, o conjunto de palavras que formam
uma frase representam uma idéia e aprender pela leitura é compreender as idéias
expressas nas frases.
Para se fazer uma boa leitura de textos de História
é necessário interesse e disposição, portanto faça uma
primeira leitura lenta e atenciosa do texto inteiro, obedecendo regras de
pontuação (vírgulas, pontos, etc.). Nessa leitura, assinale a lápis as palavras
que você desconhece e procure o seu significado no dicionário, anotando-o no
próprio livro. Depois de decifrar as partes incompreensíveis do texto, faça uma
releitura, detendo-se em cada parágrafo, até que o sentido de todas as frases
fique perfeitamente claro. As ilustrações e mapas que aparecem nos textos
também merecem a sua atenção. Quando o texto apresentar uma ilustração ou um
mapa, observe atentamente todos os seus detalhes, leia as legendas e procure
relacioná-los. Nunca deixe parte do texto sem compreensão! Se houver algum
trecho que você não conseguiu compreender claramente, apresente sua dúvida ao
professor durante as aulas.
Estes procedimentos irão auxiliá-lo(a) a realizar
boas leituras, no entanto é importante frisar que não existem receitas para
interpretar, pois a capacidade de interpretar está intimamente relacionada com
a capacidade de leitura, ou seja, aquele que lê constantemente e de maneira
correta interpreta com mais acerto. Ler constantemente é também ler
variadamente. Os livros escolares (didáticos ou não) são apenas uma
possibilidade de leitura. É necessário ler jornais, revistas, artigos variados,
enfim adquirir o hábito de leitura. De qualquer maneira, ler só se aprende
lendo e o mesmo vale para escrever, pois o ato de escrever também está
relacionado com o ato de ler. Por sua vez, escrever é também uma questão de prática.
Um aluno(a) que resolve os exercícios propostos sempre copiando trechos dos
livros certamente encontrará dificuldades para responder as questões das
provas.
Por falar em provas, temos aí uma questão delicada,
pois em História, como você deve ter observado, as questões são bastante
variadas em sua forma. Se essa variedade visa oferecer a você a possibilidade
de manifestar a sua aprendizagem de maneira também variada, é preciso que você
identifique com segurança o que as questões exigem como respostas. Digo isso
porque tenho observado que a maior parte das dificuldades têm origem em simples
enganos, ou seja, na falta de compreensão do que é solicitado nas questões. E
isso, logicamente, também é uma questão de interpretação. Por exemplo: se em
uma questão for pedido para que você explique os fatores que deram origem a uma
rebelião qualquer, não será totalmente correto você apenas citar tais fatores;
porque explicar é uma coisa e citar é outra.
Sendo
assim, seguem abaixo algumas expressões que aparecem freqüentemente nas provas
de História. Suas definições foram retiradas de dicionários e, portanto, além
destas que você encontrará aqui, existem centenas de outras expressões que você
mesmo(a) pode e deve pesquisar.
A) Citar: é mencionar o nome de algo; é fazer referência a
algo; é mencionar algo como exemplo.
==> Quando a questão pede para que você cite,
não há necessidade de explicar, comentar ou justificar. Apenas cite.
B) Denominar: é pôr nome em algo; é indicar pelo nome; é nomear
algo.
==> Como ocorre com a expressão acima (citar),
não se deve entrar em detalhes explicativos. Apenas denomine.
C) Justificar: é a ação de dar uma causa, uma razão, um motivo
para alguma coisa; é dar uma justificativa para uma coisa que está sendo
afirmada ou negada; é demonstrar, provar ou fundamentar o que é apresentado.
==> Contrariamente ao que se faz em questões em
que se pede citações ou denominações, aqui você deve ser mais cuidadoso(a) e
redigir uma resposta coerente, verificando se você demonstrou e deu sentido ao
que está sendo afirmado ou mesmo negado. Obs: No geral uma questão em que se
pede para justificar é sempre precedida de uma afirmação ou negação sobre algo.
D) Explicar: é dar a razão de alguma coisa; é dar a razão de
uma atitude; é expor por que tal coisa acontece ou aconteceu daquela maneira.
==> Nesse caso você também deve redigir uma
resposta bem elaborada, dando conta de deixar bem claro os "comos" e
"porquês" de tal situação, dependendo do que se pede para explicar.
Note que não é para citar ou denominar fatos ou acontecimentos.
E) Relacionar: é estabelecer e/ou apresentar uma ligação, uma
vinculação, uma semelhança entre uma coisa e outra coisa. . pode ser também
estabelecer uma relação entre coisas diferentes, ou seja, confrontar.
==> Observe que em uma questão que você precise
relacionar, serão apresentados os fatos para que você relacione, pois não se
relaciona uma coisa com ela mesma. Aqui não se pode fazer apenas a explicação
de uma coisa, menos ainda uma citação.
F) Transcrever: é reproduzir; é copiar textualmente; é copiar
parte de um texto.
==> Em geral, questões desse tipo, são
acrescentadas de outras questões em que se pedem para explicar o que foi
transcrito.
G) Caracterizar: é dizer no que aquilo é distinto de outra coisa; é
dar as características próprias de algo.
==> Nesse caso caracterizar algo é mostrar os
aspectos próprios desse algo.
H) Comentar: é falar sobre alguma coisa; é conversar (escrever)
acerca de tal fato ou acontecimento.
==> São questões mais abrangentes onde você tem
liberdade de argumentar sobre o que se pede, sem contudo fugir ao tema que lhe
é proposto.
I) Explicitar: é tornar algo explicado.
==> Corresponde a dar uma explicação e portanto
é igual ao item D.
O momento de fazer uma prova de História é apenas
mais um momento da sua atividade de estudante, portanto a leitura atenciosa das
questões e a calma e tranqüilidade no ato de respondê-las são importantes para
o seu sucesso, que ocorrerá, com certeza, se você estiver sempre atento às
instruções que lhe são oferecidas. Não se esqueça de que tudo aquilo que
escrevemos merece ser lido primeiramente por nós mesmos, de forma que possamos
corrigir os possíveis erros gramaticais e para nos certificarmos de que as
nossas respostas têm sentido e coerência.
Por fim, você deve evitar o grande erro de acumular
tudo para "estudar" um dia antes da prova. A prova é apenas um
instrumento para avaliar o seu desempenho na disciplina e, para obter um bom
resultado, tudo dependerá de como você procedeu durante todo o período de
estudos. Por exemplo:
* Você faz a leitura do capítulo indicado antes da
aula?
* Presta atenção às aulas e procura participar das discussões?
* Realiza os exercícios sugeridos pelo professor?
* Procura esclarecer suas dúvidas?
* Faz uma revisão da matéria antes da prova (anotações de aula, resumo de capítulos, questões, releitura de textos, etc.)?
* Presta atenção às aulas e procura participar das discussões?
* Realiza os exercícios sugeridos pelo professor?
* Procura esclarecer suas dúvidas?
* Faz uma revisão da matéria antes da prova (anotações de aula, resumo de capítulos, questões, releitura de textos, etc.)?
Se você respondeu sim para todas as perguntas, você
já adotou um bom caminho para obter resultados positivos em seus estudos de
História. Se você ainda não adotou estes procedimentos, mãos à obra...
Fonte:
Querida Sandra,
ResponderExcluirO blog ficou belíssimo e muito, mas muito interessante. Você é uma fada disfarçada de professora.
Estou muito emocionada com a beleza, harmonia e entusiasmo.
Obrigada, flor! suas palavras me incentivam a ser uma pessoa melhor! beijos
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